A gestão de riscos é um dos processos mais importantes na segurança de um condomínio. A técnica permite compreender quais são as ameaças e o nível de perigo que elas representam aos moradores e ao patrimônio.
Na prática, trata-se dos cuidados diários que devemos ter para ficarmos expostos à situações indesejadas. Nesse sentido, existem diversas formas de garantir mais proteção, como contratar profissionais especializados, colocar alarmes no local e muito mais.
Neste artigo, saiba como funciona a análise de riscos em condomínios, quais são as suas vantagens e por que nos destacamos nesse segmento!
O que é análise de riscos?
Análise de risco é o processo de identificação dos fatores considerados ameaças à proteção de um ambiente. Essa técnica pode ser aplicada na gestão de segurança em condomínios, empresas, comércios, entre outros locais.
No geral, a análise de riscos pode ser feita com base em um levantamento sobre quais seriam as ocorrências dos danos causados em uma situação de emergência. Dentre elas, as:
Além do levantamento das ameaças, também é feita uma investigação sobre as causas ou fatores que podem gerar esse tipo de problema. Desse modo, com essa análise de risco, é possível mensurar o nível de segurança do local. Afinal, fica mais simples compreender o cenário e aplicar ações de mitigação de danos específicas.
Quais são os principais fatores analisados?
Durante as etapas de análise, os riscos são avaliados e investigados a partir de alguns fatores, como:
Quando fazer uma análise de riscos?
A análise de riscos pode ser aplicada em qualquer momento. Desde a criação de um projeto até a conclusão. Ou seja, você pode contratar uma empresa de segurança para gerir a proteção do local desde o começo ou reforçar um sistema já existente.
Um exemplo de uma investigação de risco na fase inicial, é quando os profissionais conduzem um estudo para identificar os possíveis perigos associados ao local onde o projeto será construído.
Além disso, esse processo é útil para o desenvolvimento de um plano de contingência em um projeto já concluído. Dessa forma, é possível tomar decisões preventivas com base em dados reais e adequados ao contexto do local.
Quais as suas vantagens no quesito segurança?
Além de ser uma forma de pensar com clareza e antecedência antes dos problemas acontecerem, a análise de riscos é uma grande estratégia de segurança. Isso porque ela avalia até os possíveis danos para as pessoas que habitam ou frequentam o local.
Por esse motivo, investir nesse tipo de análise é garantir um conjunto de benefícios, como: