Existe uma diferença entre o seguro condomínio, e o seguro residencial. O Seguro para Condomínio é obrigatório por lei, e o residencial, efetua a proteção do seu apartamento. É importante lembrar que são proteções distintas. O seguro residencial oferece proteção para o imóvel. Já para o condomínio, a cobertura pode ser simples ou ampla, onde a segunda opção com o amparo maior do risco. A Brasma Corretora de Seguros é especialista nessa modalidade, e pode oferecer as melhores condições nas duas modalidades de seguros.
O seguro condomínio obteve crescimento em 2023. Em dezembro, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) já havia mostrado que nos 10 primeiros meses do ano, um dos maiores índices de arrecadação do ramo do seguro patrimonial foi o seguro condomínio, que já havia crescido no período o total de 34,1%.
O brasileiro está contratando mais seguro residencial. Esta é a conclusão do levantamento inédito feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que apontou um aumento de 25% no Índice de Penetração (IP) deste seguro entre 2017 e 2021. A participação, que era de 13,6% no primeiro ano da série histórica, pulou para 17%, o que representa 12,7 milhões de residências seguradas em todo país.
Segundo a pesquisa, em 2021, a região do país com maior participação foi a Sul, com 29,7%, seguida de Sudeste (22,3%), Centro-Oeste (12,9%), Nordeste (7%) e Norte (4,6%).
Entre os estados, a melhor cobertura é a do Rio Grande do Sul, com 38,6% dos domicílios segurados, acima de São Paulo, que vem logo atrás com 29%.
Santa Catarina (27,1%), Paraná (22,7%) e Distrito Federal (21,8%) vem em seguida. O levantamento da FenSeg cruzou dados das 61 seguradoras que comercializam o seguro residencial no país com números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Susep (Superintendência de Seguros Privados).