O seguro condomínio é um dos mais contratados hoje no país, sendo obrigatório por lei e considerado uma das ações básicas que síndicos e administradoras de condomínios devem adotar para garantir a proteção de prédios residenciais e comerciais. Para apoiar na contratação e fornecer um entendimento mais claro sobre o tema, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) acaba de lançar o guia online “Seguro Condomínio: Tudo o que Você Precisa Saber”, disponível para download gratuito.
O artigo 1346 do Código Civil é categórico: todo condomínio deve possuir um seguro que cubra, no mínimo, riscos como incêndio ou destruição total, ou parcial. No entanto, as coberturas do seguro vão muito além da exigência legal. Elas incluem desde a proteção contra danos causados por incêndio, explosões, quedas de raio e de aeronaves, até coberturas de Responsabilidade Civil, que garantem o reembolso de despesas do condomínio ou do síndico em caso de danos materiais ou corporais causados a terceiros de forma acidental.
A adesão ao seguro condomínio segue em alta. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), entre janeiro e outubro de 2024, o segmento arrecadou R$ 713,4 milhões, o que representa um crescimento de 29%. Desse total, mais da metade foi destinado ao pagamento de indenizações, somando R$ 373,3 milhões.
O material é uma ferramenta valiosa para síndicos e administradoras, visando não apenas o cumprimento da lei, mas a melhor proteção para o patrimônio coletivo. Para fazer download, basta clicar aqui: Link