De acordo com informações divulgadas pela ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), mais de 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil. Com isso, é possível entender a importância da limpeza dentro dos diversos ambientes compartilhados que existem nos condomínios residenciais.
A pandemia do COVID-19 trouxe um cuidado maior com a limpeza e desinfecção dos locais. E no pós-pandemia, há cuidados que permaneceram para a saúde de todos. Pois não tem apenas a COVID-19 ameaçando o bem-estar e a saúde das pessoas que moram em condomínios.
Entre essas tantas ameaças existem a gripe e a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, ainda mais em ambientes em que não há uma boa limpeza e higienização. E a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, e o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. Por este motivo é importante evitar água parada e manter limpo e higienizado os ambientes que têm a tendência de atrair o mosquito Aedes aegypti todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
As pessoas precisam de um local limpo e saudável para viver, isso é muito importante para garantir a satisfação, saúde e convivência entre condôminos. Dentro dos condomínios, há diversos ambientes como elevadores, hall, playgrounds, banheiros, churrasqueiras, salões de festas, escadas, entre outros. Essas áreas comuns e de lazer são frequentadas pelos moradores dos condomínios, e até seus visitantes. Portanto, o condomínio tem a responsabilidade de cuidar da limpeza desses ambientes para a segurança da saúde de todas essas pessoas. Realizando a instalação de dispensers de álcool em gel em pontos estratégicos do condomínio, e desinfecção constante dos botões dos elevadores, maçanetas das portas, leitores de biometria, corrimão de escadas, brinquedos, equipamentos de academia, entre outros.